terça-feira, 16 de outubro de 2012

Obesidade e pressão arterial


Entenda como a obesidade pode levar a aumento da pressão arterial e problemas no coração:


Sabemos que para estarmos vivos o coração deve ter força suficiente para bombear o sangue até as nossas células mais distantes (mais detalhes aqui). Fica fácil imaginar que em uma pessoa obesa as células mais distantes estão muito mais longe do coração do que em uma pessoa não obesa.


Como os vasos sanguíneos vão se ramificando e se estreitando com a distância, quanto mais longe do coração, mais estreitos eles são. Isso gera uma maior resistência à passagem do sangue.


Vamos fazer uma analogia com uma mangueira de água: se apertamos a mangueira em algum ponto, a passagem de água se torna mais estreita e oferece maior resistência. Nossas artérias funcionam do mesmo jeito.


Além disso, algumas substâncias produzidas pelo excesso de gordura provocam quimicamente também uma maior resistência dos vasos. Esse aumento de resistência à passagem do sangue gera o aumento da pressão arterial, que nada mais é do que a pressão que o sangue exerce na parede das artérias (ele a empurra com mais força, digamos assim).

O coração, por sua vez, deverá ter força para vencer essa pressão maior. Com isso ele vai ficando mais musculoso ao longo dos anos. Ao contrário do que parece, isso não é bom, pois aumenta o risco de infarto, derrame e insuficiência cardíaca.

Em outra postagem poderemos falar mais detalhadamente sobre todos esses problemas.



2 comentários:

  1. Olá Mónica.
    Também tenho um blog, é sobre uma dieta low carb que estou a fazer.
    Tenho colocado lá alguns posts sobre assuntos de saúde relacionados com o peso. No seu blog tenho lido alguns posts bastante interessantes para partilhar com as minhas leitoras.
    Permite-me copiar conteúdo para o meu blog, adicionando um link que direccione para o seu?

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Com o link pode compartilhar sim! Sucesso para seu blog! Vou visitá-lo. abs

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...